segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PAPAI NOEL









                                                                Papai Noel








   Estava sentado na sala de visitas da casa da Sheila, amiga de muitos anos, quando ouvi Pedrinho, seu filho mais novo dizendo:
-  Victor! Papai Noel não existe... Você parece mais criança do que eu...
   O assunto dos meninos, em uma conversação paralela `a nossa era, evidentemente, o Natal.
   Imediatamente, minha amiga, que conversava animadamente, quase como que usando as mãos como palavras, deixando sobrar uma porradinha de leve em meus bracos de vez em quando, talvez, em sua ideia, tentando me manter acordado, sem de leve saber que sempre mereceu minha total atenção em nossas conversas, neste caso, sem a necessidade de me catucar tanto, parou de falar e disse:
-  Ta vendo! Isto e’ o que se ensina nas escolas hoje em dia... 
   Ao realizarmos que não conseguiríamos entender o motivo, ou origem, da conversa dos meninos, continuamos a nossa...
   Dias depois, lembrando daqueles momentos agradáveis que desfrutamos, pensava na afirmação do Pedrinho... “- Victor! Papai Noel não existe...”
   Mina imaginação me reportou aos meus dias de criança...
   Uma das lembranças mais vividas que trago em minha memoria e’ um poster muito grande, com mais de um metro de altura onde se via aquela famosa figura de Papai Noel, pintada por Norman Rockwell, com o dedo polegar apontando para um quadro onde estava escrito: “Trouxe o que me pediram, cumpram o que me prometeram...”
   Este poster “apareceu” em frente a minha cama em uma manha de Natal...
   Procurando pela verdade, ja’ que, por algum tempo em minha vida, me sinto apto a tomar minhas próprias decisões, me deparei com centenas de artigos, alguns inclusive muito bem detalhados, que provam cientificamente que Papai noel nunca poderia existir...
   Alguns outros, não tao bem elaborados, que afirmam justamente o oposto: Papai Noel existe!
   Mas, de tudo que li, o que mais me chamou atenção foi a declaração de uma Psicanalista Australiana, Melanie Klein (1882-1960) que relata ter experimentado negar a existência do “velinho” a seus filhos. Ela acreditava que a realidade devia prevalecer em qualquer circunstância... Um dia, perto do Natal, se deparou com um pedido dos filhos para se mudarem para a casa da vizinha. Ao tentar saber o motivo daquele pedido, ouviu em resposta: “- E’ que la', Papai Noel existe.”
   Não estou aqui me referindo a mentir ou dizer a verdade... Estou falando sobre crença ou descrença...
   Em um dos mais importantes documentos da humanidade, a Declaracão da Independência Americana, uma das passagens mais marcantes afirma “que todos os homens são criados iguais, que eles são dotados pelo seu criador com certos direitos inalienáveis, que entre eles estão Vida, Liberdade a a busca da Felicidade.”
   Estas palavras tem ajudado a ditar os destinos de Americanos e vários outros povos através dos anos.
   Ora, se tenho direito `a busca da Felicidade, então posso decidir em que acreditar para ser feliz, certo?
   Mas, e’ cientificamente impossível provar que Papai Noel existe...
   Também e’ cientificamente impossível provar como o mundo começou... Existem teorias e’ fato mas, nenhuma delas podem ser comprovadas... Os cristãos dizem que foi Deus quem criou o mundo.
   Os céticos diriam; mas se nem Deus existe como pode alguem ou entidade que não existe criar algo real como o mundo?
   Alguns cientistas acreditam na teoria do “Big Bang” como o inicio do mundo. O que afirmam ser a explicação mais provável... Provável! Não comprovável!
   Ninguém estava la’, naquele momento, para atestar... Então, posso dizer que o mundo não existe... Mas eu estou aqui, agora, como não existe? Neste caso a coisa se torna mais complicada ainda! Estamos vivendo em um mundo que não sabemos como apareceu, mas temos que acreditar nisso, ja’ que aqui estamos...
   Mas se o “Big Bang” não pode ser comprovado e e’ só o que temos, porque temos que comprovar a existência de Deus? Ou Papai Noel?
   Porque temos que acreditar so’ no que e’ comprovável?
   Nos Estados Unidos, centenas de cientistas tentam desvendar os mistérios que envolvem as atividades do cérebro humano. Ate’ hoje não sabemos como muitas atividades do nosso cérebro ocorrem. A consciência, os sonhos, o medo, como nossa memoria e’ arquivada, a percepção, movimento e reação, são alguns dos mistérios do cérebro que talvez nunca sejam esclarecidos
   Então? Nosso cérebro existe? Claro que exite! So’ não sabemos como funciona...
   Desde que nascemos sempre convivemos e vamos continuar convivendo com fatos inexplicáveis... Porque só Papai Noel tem que ser explicado?
   Papai Noel e’ importante para uma criança. Desrespeitar a fase de desenvolvimento na qual a criança precisa usar a imaginação para entrar aos poucos na realidade pode ter o efeito contrário. Quando não encontra espaço para transgredir com suas histórias fantásticas porque é tachada de mentirosa, a criança pode crescer se reconhecendo como tal.
   As lembranças de nossa infância são as mais importantes em nossa vida.
   Kane ( do filme Citzen Kane ), o homem nais rico do mundo `a sua época, morreu dizendo “Rosebud”, nome de seu skate quando era menino e pobre, a única lembrança feliz de sua vida.

   Creio que os que defendem a existência de Papai Noel são mais simplistas, menos elaborados, porque acreditam ser algo tao real e evidente que não necessita de muitas explicações... Ja’, as teorias complexas tem que estar sempre procurando algo para justificar a falta de probabilidade encontrada a cada descoberta.
   Desmentir a fantasia de uma criança e’ o mesmo que podar sua criatividade e imaginação definitiva e perigosamente.
   A vida e’ uma transição gradual onde ela mesma se encarrega, inexplicavelmente, de corrigir percepções, ajustar pensamentos, e como um filtro separar ficção de realidade. A diferença e’ que o remanesceste dessas fantasias separadas pelo “filtro da vida” ao invés de serem descartadas, serão guardadas definitivamente em nossa memoria, sempre acompanhadas de um sorriso puro e infantil, a cada vez que forem chamadas, mesmo que por alguns segundos, `a realidade em que vivemos no momento, certamente bem mais complicada.
   Pedrinho estava errado. Papai Noel existe! E, o mais maravilhoso e’ que cada um de nos tem o poder de encontra-lo de sua forma pessoal e particular.
   E, o pior e’ que, vai chegar um dia em sua vida, quando pensar que sabe tudo, em que vai procurar por Papai Noel e não vai encontra-lo em suas lembranças porque, quando era criança, acreditava que o “velinho” era apenas uma mentira, que nunca fez parte da realidade na qual foi criado.




Copyright 2013 Eugenio Colin
  
 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário