sexta-feira, 21 de agosto de 2020

BANGU! CAMPEãO MUNDIAL...








                                          Bangu! Campeão Mundial ...










   Em 1960, William Cox, um empresário americano e proprietário do Philadelphia Philies uma equipe de Basebol dos EUA, viu um mercado em potencial no país para o futebol de alto rendimento. Reconhecendo que os clubes da Liga americana não apresentavam um futebol suficientemente vistoso para atrair novos fãs, começou a considerar a possibilidade de convidar equipes européias e sul-americanas para o seu campeonato.
   O futebol nos EUA era gerido pela United States Soccer Football Association (USSFA). Como membro da FIFA, o USSFA tinha em suas mãos o domínio do futebol no país, obrigando o empresário filiar-se a American Soccer League, uma liga reconhecida pela USSFA. 
   Resolvido esse impasse, ficava a missão de convidar os clubes que configuravam o cenário do futebol mundial no período. Foram convidados: Kilmarnock (Escócia), Burnley (Inglaterra), Red Star Belgrade (Iugoslávia), Sampdoria (Itália), Nice (França), Rapid Wien (Áustria), Sporting (Portugal), Bayern de Munique (Alemanha), Norrkoping (Suécia), Glenavon (Irlanda do Norte),  New York Americans, criado para representar o país sede.
   A única equipe sul-americana na competição seria proveniente do Brasil, o atual campeão mundial de futebol, com o título conquistado na Suécia em 1958. Como ainda não existia um Campeonato Brasileiro que pudesse apontar um representante para o Torneio Internacional, Bill Cox resolveu escolher um grande time, que em 1959 tivesse conquistado um título nos grandes centros (Rio de Janeiro ou São Paulo).
   O Fluminense, campeão em 1959 no Rio de Janeiro, não poderia participar do evento por estar envolvido nos jogos do Torneio Rio-São Paulo, assim como o Palmeiras, campeão paulista, estaria na mesma competição. O convite, então, acabou chegando às mãos do Bangu, que era o atual vice-campeão carioca. O clube de Moça Bonita cancelou uma viagem marcada para a Europa, para poder disputar o primeiro Campeonato Mundial Interclubes, em Nova York, no período de 4 de julho a 6 de agosto.
  O então presidente do Bangu, Maurício César Buscácio, ao contrário dos dirigentes de Fluminense e Palmeiras, preferiu arriscar... Além dos 17 atletas, embarcaram no dia 30 de junho, o chefe da delegação Sérgio Vasconcelos, o médico Ivon Côrtes, o jornalista da Rádio Nacional Antônio Cordeiro, o presidente Buscácio e o técnico Tim.
   Pelo regulamento do Torneio apenas o campeão de cada grupo passaria para próxima fase. Ou seja, o campeão do grupo A e o campeão do grupo B decidiriam o título em uma partida única. Com três vitórias e um empate, o clube conquistou o primeiro lugar no grupo A, garantindo seu lugar na final.






   A equipe composta por Ubirajara, Joel, Darci Faria, Zózimo, Ananias, Nilton dos Santos, Luis Carlos, Zé Maria, Correia, Ademir da Guia e Beto sagrava-se campeão invicto após vencer o Kilmarnorck por 2×0, tendo como craque do torneio Ademir da Guia, com apenas 18 anos.
   O bairro de Bangu, no Rio de Janeiro entraria em delírio para receber os campeões, e com certeza teve… Comércio fechado, como diz o hino do clube.
   Por isso, `a próxima vez em que você pensar em um grande clube, que ajudou a colocar o nome do Brasil no cenário mundial como uma potência do futebol, que ate' `aquela época so' tinha um título mundial, e ainda carregava na bagagem a derrota humilhante para o Uruguai em 1950, com muito orgulho, pense no Bangu Atlético Clube, O primeiro campeão mundial...


                                    
  Em pé: Joel, Ubirajara, Darci Faria, Ananias, Zózimo, Nilton dos Santos. 
Agachados: Correia, Zé Maria, Luís Carlos, Ademir da Guia e Beto.

                                            Campanha do Bangu no Torneio Internacional
                 Jogo 1 – Bangu 4×0 Sampdoria no dia 4 de julho de 1960
                 Jogo 2 – Bangu 3×2 Rapid Wien no dia 10 de julho de 1960
                 Jogo 3 – Bangu 5×1 Sporting no dia 16 de julho de 1960
                 Jogo 4 – Bangu 5×2 Red Star no dia 18 de julho de 1960
                 Jogo 5 – Bangu 0x0 Norrkoping no dia 20 de julho de 1960
         Semi – Final – Bangu 2×0 Red Star no dia 31 de julho de 1960
                    Final – Bangu 2×0 Kilmarnorck no dia 6 de agosto de 1960.





  Este e' o link para assistir ao jogo final: https://youtu.be/7r7DNFJtbpI







copyright 8/2020 Eugene Colin








Nenhum comentário:

Postar um comentário