sexta-feira, 12 de julho de 2019

RAPIDEZ...












                                                             Rapidez...








                                                  
   Professora Orineivalda tinha sob seu comando a classe mais adiantada da escola.
   Val, como carinhosamente conhecida, era admirada por todos, principalmente pela maneira lúdica e inovadora com que ministrava suas aulas. Seus alunos eram notados e invejados por todos os outros... Alem dos conhecimentos curriculares, inerentes `a classe, eles eram também perspicazes, diligentes e muito atentos.
   Poderia se dizer que as aulas da professora Val nada mais eram do que brincadeiras constantes que envolviam Matemática, Português, Sociologia, Ciências e tudo mais.
   Ninguém chegava atrasado `a uma aula da professora e, na hora da saída parecia que não queriam ir embora. A grande maioria ficava em volta de sua mesa, como que pedindo por mais uma brincadeira, adivinhação, jogo ou outra coisa qualquer que os mantivesse alegres por mais alguns minutos.
   `A cada aula, a professora escolhia um tema e, sobre ele, fazia com que seus alunos deixassem sua imaginação voar alto, em realção ao assunto. Falavam sobre família, namoro, esportes, espiritualidade, comida, passeios, amigos, e os mais variados temas que ela pudesse imaginar inserir em cada aula para que seus alunos pudessem se acostumar a pensar por si so'.
  Ate' sobre política conversavam,vez por outra, ensinando seus alunos `a observar fatos, analisar consequências, ao invés de se deixarem ser "petralhados" por idiotices coletivas, organizadas com o intuito único de começar a doutrinar os pequenos desde cedo, as obliviando e suprimindo suas capacidade de raciocínio lógico e factual.
   Além de competente, Val era esperta... Enquanto mantivesse seus alunos ocupados e se divertindo, se livrava da bagunça generalizada que acontece quando se reúne muitas crianças, da apurrinhação dos pais que acham que professor e' baba', do diretor da escola que quer agradar aos pais, alem de garantir seu emprego que, embora não lhe de uma renda satisfatória, e' bem melhor do que ser caixa de supermercado.
   Meninos e meninas ja’ sabiam; a cada aula uma novidade...

   Naquela manha, Val se dirigiu `a turma e disse:
 - Hoje vamos falar sobre rapidez...
   Todos riram. Não sabiam de que, mas sabiam que iam se divertir...
   A professora pergunta `a uma de suas alunas preferidas;
 - Mariazinha, o que e’ a coisa mais rápida que você conhece?
 - A luz professora! Respondeu a menina.
 - Muito bem! Disse a professora.
 - E você Luizinho, me diz o que e' mais rápido do que a luz.
 - O som!
 - E porque? Indagou a professora.
 - Porque, `a noite, minha mãe so' acende a luz para saber o que aconteceu, depois de
   ouvir o som do meu peido.
   Todos riram, e' claro!
 - Agora você, Nelsinho; me diz o que e' mais rápido do que a luz e o som...
 - O pensamento professora. Respondeu ele.
 - E, por que? Perguntou a professora.
 - Porque eu sempre penso se vou ver o som de meus pais pelados na cama, se 
   agarrando, antes de acender a luz.
 - Muito bem! Repetiu professora Val.
 - E você Joãozinho, me diz o que e' mais rápido do que a luz, o som e o pensamento.
 - Dor de Barriga Professora. Respondeu o menino.
 - O que? De onde você tirou essa resposta?
 - Eu deduzi ontem, em casa, professora...
 - Como assim? Indagou Orineivalda.
 - Eu me lembrei que outro dia, eu fui ao banheiro e, quando ouvi o som do meu peido e        pensei em ligar a luz, ja' tava todo cagado!
   E, isso e' o que chamo de rapidez...










   Copyright 2018 Eugene Colin.





Nenhum comentário:

Postar um comentário