domingo, 25 de janeiro de 2015

MINEIRÊS










                                                            Mineirês










   Existem no mundo, segundo a Unesco 172 línguas principais, faladas por mais de três milhões de pessoas... E’ claro que a grande parte delas apenas uma minoria conhece...
   Cada pais tem sua seu idioma... Inglês, Frances, Italiano, Alemão, e assim por diante. O Português, também falado em Portugal, Angola, Cabo Verde, Goa, Guine’,  Moçambique, e e' a língua oficial do Brasil. Mas, o que a maioria não sabe e' que o Brasil tem também um outro idioma usado por milhões de pessoas... E' como se fosse um dialeto de nossa língua. Muitas vezes precisamos ler com maior cuidado para poder decifrar as palavras e entender o que elas querem dizer...
   Esse idioma e' usado, principalmente no interior do segundo estado mais populoso do pais, Minas Gerais e em parte de alguns de seus estados vizinhos como no sul da Bahia, leste de Goiás, leste do Mato Grosso do Sul e norte de São Paulo. 
   Esta maneira de se expressar e' muito usada, principalmente pelos nativos destas regiões do Brasil.    `A primeira vista, ou melhor, `a primeira lida, você pode ate' pensar que seria necessário o uso de um dicionário... Ao ouvir pela primeira vez, ou ate' se acostumar, fica ainda mais difícil compreender...
   Leia este texto e veja se você entende...

  Sapassado, era sessetembro. Taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhandu um quidicarne cumastumate pra fazê uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barúi vindi denduforno parecenum tidiguerra..
 A receita mandopô mi di pipoca denda galinha prassá... O forno isquentô, o mi istorô e o fiofó da galinhispludiu!  Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileiti. Foi um trem doidimaiz!                 
 Quascaí denda pia! Fiquei sem sabê doncovim, noncotô, proncovô...                                        Óprocevê quilocura!                                                                                                          
 Grazadeus ninguém simaxucô!                                                                                                  
 Dispois du sustu resorvi cuzinha’ uma receita cazêra minêra dimôidirepôi nuái iói qui passu procês...

   Gridienti:
   5 denti di ái; 3 cuié di ói; 1 cabessa direpôi; 1 cuié dimastomati; Sá agosto.

   Modi fazê:
   Casca o ái, pica o ái, i soca o aí cumsá; Quenta o ói na cassarola; foga o ái socado no óiquenti; pica o repôi beeemmm finim; foga o repôi no ói quentim junto cum ái fogado; Põi a mastomati i mexi cum a cuié pra fazê o môi.

   Ta’ pronto modi cumê...                                                                                                        
   Sirva cum rois i meleti...   
  
   Bãopetí  procê...


   Se você entendeu, parabéns! Se não entendeu, tem que ler com maior atenção e praticar um pouco mais para, finalmente, poder entender, ler, e quem sabe, no futuro, com um pouco de "estudo", poder dominar e, ate' mesmo, se tornar fluente em “mineirês”.. 






Copyright 1/2015 Eugenio Colin    

Nenhum comentário:

Postar um comentário