sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

MARIA JOSE'











                                                           Maria Jose'
  






   Fundada pelos Portugueses em 1549, como a primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, e' uma das mais antigas cidades coloniais das Américas. Abrigando muitos exemplos da arquitetura colonial Portuguesa, e monumentos históricos, foi nomeada pela UNESCO em 1985 como patrimônio cultural da humanidade...

   Entres seus pontos turísticos mais procurados estão o Elevador Lacerda, A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o pelourinho e a baixa do sapateiro, reverenciada em musica por Ari Barroso em 1939.
   
   Meu amigo Euraclito tinha um único sonho em sua vida... Alias, dois: conhecer a praia de Itapoã e a baixa do sapateiro, ambos em Salvador, na Bahia.
   Um dia, em uma de suas ferias, resolveu realizar o tão almejado sonho. Foi a viagem que mudou sua vida. Saiu do Rio de Janeiro solteiro, voltou casado.
   Semana passada, 20 anos depois daquelas férias, 20 anos depois do que soube de tudo, me pediu que relatasse a história que ha' anos atrás me contou.
   Eis o que escrevi...





                        Na baixa do sapateiro,

                        buscando uma morena
                        queria de corpo inteiro,
                        tão linda que dava pena…
                        Para as mulatas olhava
                        andando num vai e vem
                        pensando de quem gostava
                        tentando achar alguém…
                        Uma me deu uma olhada
                        "você vai querer vir comigo?"
                        er'uma cabrocha assanhada,
                        ao lado de seu "antigo"…
                        Fiquei pensando comigo:
                        esta' muito fácil aqui,
                        "me leva embora contigo?"
                        eu disse pra outra que vi…
                        Aquela apenas sorriu,
                        andando, ficou calada,
                        na outra esquina sumiu
                        sem me dizer mais um nada…
                        Era tanta mulher bonita
                        que vesgo estava ficando
                        ate' uma outra esquisita
                        me soprou um beijo, andando…
                        Foi quando de longe vi
                        aquela mulata faceira,
                        ate' dor no peito senti
                        tentando evitar besteira…
                        Assim que a mulata chegou
                        por perto de onde estava,
                        o meu coração disparou
                        enquanto com ela falava…
                        Foi aí que no braço senti
                        uma mão forte e macia
                        dizendo: "parei em ti"
                        com aquela voz de ousadia…
                        Quando pra mulher olhei,
                        não pude acreditar,
                        que coisa linda, pensei
                        sem mesmo poder falar…
                        A pulsação disparou 
                        a perna embaixo tremeu
                        o coração ponderou:
                        "agora tu si "fu...nicou"...
                        Ainda me segurando,
                        ao meu ouvido falou:
                        "você vem! Tô mandando"
                        esquece do que passou…
                        De agora em diante és meu
                        Não quero ouvir mais conversa
                        o meu futuro e' teu, 
                        e isso e' uma promessa…
                        Pra mim tu vais cozinhar
                        também ser sempre fiel,
                        na cama vais conversar,
                        e me trazer fruta com mel…
                        Não quero ouvir discussão,
                        vais ter que obedecer
                        tentar ter compreensão 
                        daquilo que queres ser…
                        Falei então: "Da licença."
                        nem sei como tu te chamas
                        so' sei que és muito intensa,
                        em mim acendestes chamas…
                        Não quero ser interrompida,
                        não seja um "Ze' Mane'".
                        eu sou tua prometida,
                        Meu nome e' Maria Jose'.






Copiright 8/2017 Eugene Colin

Nenhum comentário:

Postar um comentário