quinta-feira, 21 de maio de 2020

SABÃO








                                                                 Sabão








   Através dos anos, a humanidade, por intermédio dos que a ela pertencem, tem contribuído com grandes ideias que não só resolveram problemas como também abriram o caminho para novas invenções ou aplicações... 
   Vejam a roda, como um exemplo. Existem, entre outras duas teorias para sua invenção: a primeira, cerca de 3500 anos AC na cidade de Ur. Conta-se que um de seus habitantes estava cansado de tentar fazer potes de barro usando apenas as mãos, resolveu colocar um eixo numa pedra e faze-la rodar com o barro na parte de cima e, com o auxílio do pé para impulsionar o dispositivo, deixava suas mãos livres modelar o pote. Porem, com o tempo, a quina da pedra que batia no suporte que sustentava toda a engenhoca, produzia faísca para cacete que, não só aporrinhava o homem, como, com o tempo, começou a quebrar as pontas da pedra que, depois, ficou arredondada. 
   Outra teoria seria que um dos Celtas ou um dos Poltrugas que viviam no extremo oeste da Europa, onde hoje e' Portugal (não ha' consenso sobre quem habitava a região `aquela época), resolveu que precisava de uma pedra para tapar um buraco enorme que servia de porta para sua habitacão. Apenas conseguiu achar a pedra que o agradava, muito distante de sua moradia. Começou então a levantar a base da dita e faze-la mover sobre o caminho, aos trancos e barrancos. Quando chegou em casa todo feliz, ficou mais feliz ainda ao perceber que as extremidades da pedra estavam arredondadas. Concluindo assim que se fosse redonda, seria mais fácil de ser movida.    
   Parece que assim, por pura coincidência, a roda, sem dúvidas uma das mais importantes invenções da humanidade, foi inventada, ou melhor, descoberta. 
   Os primitivos inventaram também o tecido, outra das grandes invenções da humanidade.    Naquela época, os homens corriam atrás das ovelhas para, com as mãos, arrancar os pelos que as cobriam, e levavam para casa onde as mulheres teciam suas vestimentas; papiros para escrever, protetores para os pés, coisas deste tipo. 
   Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira. Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. 
   Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos. A jangada, ainda usada no nordeste brasileiro e' uma lembrança de um dos primeiros meios de transportes. 
   Os norte-americanos, assim como o portal online da Nasa, defendem que o primeiro voo motorizado da história foi realizado no dia 17 de dezembro de 1903, na cidade de Kitty Hawk, nos Estados Unidos, com os irmãos Wright a bordo do modelo Flyer. Porem, o Flyer, na verdade, usava uma catapulta para o impulsionar. Em 23 de outubro de 1906, a bordo do 14-bis, o inventor Alberto Santos Dumont sobrevoou o campo de Bagatelle, na capital francesa, usando recursos próprios, sendo por isso considerado o "Pai da Aviação". Muitas outras invenções importantes foram acumuladas através dos anos como os aquedutos, a lampada de Edson, a bússola magnética, o vidro, a pólvora, o relógio, o calendário gregoriano, o telescópio, a fotografia, o telefone, a televisão, a “internet”, a vacina e inúmeras outras. 
   Porém, dias atrás, em meio da pandemia global causada pelo Covid-19, surgiu, proferida pela ex-presidente Dilma Rousseff (presidenta, segundo ela) o que talvez seja a maior e mais importante idéia de todos os tempos... Em uma entrevista televisionada, nossa ex-presidente (presidenta, segundo ela) verrucíferou, em frente `a todo o mundo a teoria, que em sua opinião doentia, seria a salvação da humanidade. Acredite ou não, quando indagada sobre os progressos com relação ao combate ao vírus que tanto nos afligem nestes dias, respondeu: 
 - Se o sabão mata o vírus, porque não fazem uma vacina com o sabão?                                                                   







Copyright 5/2020 Eugene Colin

Nenhum comentário:

Postar um comentário