sexta-feira, 6 de maio de 2016

PROMESSA...










                                                         Promessa...











   Hoje, enquanto cozinhava, pensando no filme que assisti ontem `a noite, "O pagador de Promessas", me senti como um político...
   E' claro que faz sentido! Senão, vejamos...
   Estava preparando uma receita que havia pensado dias atras enquanto lembrava do filme que, por não conseguir a versão brasileira, acabei assistindo a versão francesa, que foi traduzida como "La Parolle donnée", que significa, "a palavra dada" ou, mais livremente traduzindo: "a promessa".
   O resultado final da receita foi tão surpreendente que me senti compelido a dividir minha alegria com todo mundo.
   Foi então que me vi como um político... Porque? Bem, politico promete tudo, mas não cumpre nada. E não pense que e' so' político brasileiro que assim faz, pelo contrario! Existem piores espalhados pelo mundo inteiro. Em vários países do mundo, inclusive no Brasil, os caras são mestres em "duping". Muitos ate', enquanto concorrem ao cargo, encomendam pesquisas para saber o que os eleitores desejam ou desesperadamente necessitam. Prometem tudo mas, depois de eleitos, fazem apenas o que lhes garante a re-eleição ... Esquece o povo! O povo so' serve para atrapalhar, lamentar, reclamar, pedir... Certo! Pra votar também. Que pena que na grande maioria das vezes vota errado. Ou melhor, enganado...
   E o que tem a ver a "panela com o fogão", para não vulgarizar, escrevendo "o cu com as calcas"?
   Acontece que, semanas atrás, quando publiquei uma receita de "pizza de macarrão", prometi que não publicaria outra receita novamente.
   Recebi tantos comentários agradecidos e encorajadores, refentes `aquela receita que, ontem, me senti compelido a publicar mais uma...
   Então veio `a minha mente a determinação do "Ze' do Burro" em cumprir a promessa que havia feito... Minha outra parte, que queria publicar a receita, argumentava que "o padre" se recusou a receber "a promessa", ja' que a mesma havia sido feita a Iansã e como, no filme, a igreja católica não reconhecia o candomble', a promessa era frívola, descecessária de ser cumprida.
   Ai era a hora de fazer um exame de consciência...
   Minha promessa foi pueril?
   Porque, se foi, nada me impedia de publicar a receita.
   Me reportei então ao passado, tentando recordar das promessas que ate' agora havia feito...
   Uma, tenho ciência, não pude cumprir porque não dependia so' de mim. Essa então não valeu...
   Dentre outras, que me vieram `a mente, não consegui me lembrar de nenhuma que tenha descumprido...
   E' claro que, estava levando isso tudo muito a serio. Estamos falando apenas em publicar uma receita de um experimento culinário que superou as melhores expectativas do concebidor e que, certamente traria prazer aos que se aventurassem na reprodução. A quebra da promessa não taria consequências maléficas, não ofenderia a ninguém  e, se mudasse o curso da humanidade, que agora teria mais uma oferta de prazer, aos que assim encaram a culinária como tal, seria apenas para melhor.
   Por certo, se alguém, mesmo que involuntariamente, colocasse na receita, leite de magnésia ao invés de fermento em po', causando assim uma homérica caganeira de incomenssuráveis proporções, ou mesmo a morte dos mais azarados que provassem o resultado culinário, neste caso, nem os malefícios como as consequência, poderiam ser a mim atribuídas, concomitantemente eximindo-me do desliz...
   Mas, como uma promessa deve ser encarada?
   So' algumas devem ser cumpridas ou como dizia o Carlos José de Almeida Prado da Anunciação Tereza dos Pinhais e Albuquerque Lima: "promessa e' promessa!"
   Eu sei que muitos leitores, deleitados pelos resultados da ultima receita, nem se lembram mais que prometi não mais publica-las. Outros, por certo não tomaram conhecimento daquele blog e, assim sendo, não sabem o que foi prometido. Outros tantos, se lambuzariam de prazer, ja' que uma boa dose de molho rescendido, nesta receita abunda...
   Mas e eu? O que penso? Pode uma promessa ser esquecida ou desprezada?
   E os princípios, os valores individuais, não são eles os mesmos independentes das circunstancias?
   E'! Sinto muito! Gostaria de compartilhas com vocês os excelentes resultados que ontem alcancei mas, infelizmente, tenho que cumprir minha promessa...






Copyright 3/2016 Eugene Colin







Nenhum comentário:

Postar um comentário