domingo, 22 de fevereiro de 2015

REPUBLICA TUPINIQUIM










                                                    Republica Tupiniquim








   A Republica Federativa do Tupiniquim estava em festa... O país acabava de reeleger sua nova “presidenta”...
   E’ claro que os Tupiniquins não entendem muito bem sua própria lexicologia. Não sabem que substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em -ente não apresentam flexão de gênero terminado em -a . Por isso, não existe "gerenta", "pacienta", "clienta" etc. Caso fosse "presidenta", por coerência, diríamos "a presidenta está contenta" e "o presidente está contento", por exemplo. “Presidenta" pertence às palavras "andróginas, hermafroditas ou bissexuadas", como "pianista", "jovem", "colega", comuns de dois gêneros. Terminadas em -nte (amante, constante, docente, poluente, ouvinte...), não usam o / a para indicar gênero. O fator linguístico a limitar essa "androginia", tornando a palavra só masculina ou feminina, é o artigo ( o amante, a amante); o substantivo ( líquido ou água poluente); o pronome a ela ligado ( nosso ou nossa contribuinte). Se dizer “Presidenta" fosse correto, também deveriam dizer "amanta", "constanta", "docenta", "poluenta", "ouvinta"... Mas, deixa pra la’ isso e’ coisa dos Tupiniquins... Pra que falar certo quando tudo o mais esta’ errado? Não e’ verdade? O povo estava feliz, e isto e’ o que importa...
   A nova presidente pertencia a um dos 59 mais importantes partidos do país, o PT, Partido dos Tupiniquins que, embora sendo o mais proeminente não tinha quorum suficiente para governar e, assim sendo, necessitava de coligações, nunca duvidosas, ou trocadas por favores, ministérios ou conluios, e' claro, para poder enganar, quero dizer, governar a população  Tupiniquim.
   Alguns disseram, quer dizer; uma porrada de gente disse; que muitos Ministros do governo eram suspeitos de corrupção mas, e’ claro, ninguém provou porra nenhuma. Aliás, na Republica Tupiniquim, a burrocracia e' tanta que se torna praticamente impossível se provar algo. Vários inquéritos são abertos ao mesmo tempo, todos refletindo interesses conflitantes. Mas, deixa pra la'. O fato e’ que o povo estava feliz, e isto e’ o que importa...
   Como todo bom político, na campanha para a eleição presidencial, promessas de que nada iria aumentar, e isto, um compromisso publicamente assumido com toda a população Tupiniquim, foram feitas mas, como dizem os Americanos, "campanha e’ campanha"... Assim sendo, na primeira semana de governo, o novo ministro da fazenda anunciou publicamente que tudo, em geral, deveria sofrer aumento. Esta seria a única maneira de tirar os Tupiniquins do buraco que, por coincidência, so' foi visto depois da apuração das eleições, embora isto possa ser explicado, ja' que o resultado das ditas so' foi revelado `a noite. Estava escuro pra cacete em todo o pais, impossibilitando assim a qualquer político, mesmo os com visão privilegiada, enxergar o “buraco” mas, deixa pra la'. O fato e' que o povo estava feliz, e isto e' o que importa.
   Agora era tirar o paleto', arregaçar as mangas e começar uma das metas principais do novo governo: Corrupção Zero! 
   Alguns meses antes das eleições, descobriram um monstruoso esquema de corrupção do governo anterior mas, depois de apuracões acuradas todos os “culpados” foram “punidos” exemplarmente por seis meses... Alguns, apesar de condenados, foram para suas mansões de 25 mil metros quadrados cumprir "prisões domiciliares", outros eram servidos salmão e suco de melão na cadeia. Por ordem medica, e' claro... Um fugiu para outro pais e, de acordo com éticas de direitos humanos, não pode ser extraditado porque estava com dor de dente... Outro arranjou um emprego com salário de 20 mil reais por mês. Sem duvida! Todos foram “punidos” exemplarmente, como deveriam ter sido... Na “Petroquim”, uma das maiores empresas da republica, foi descoberto outro esquema, envolvendo, de uma maneira ou de outra, a quase totalidade do governo. E’ claro que todos os citados negaram veementemente e mesmo repudiaram as acusações... Se fossem provadas, aí seria outro caso, tentariam dar uma de “João sem braço” e ver o que poderia acontecer, tática mais velha do que os tempos do Império mas que, ate' hoje, funciona. O interessante e' que todos os Tupiniquins sabem da historia, menos o governo. Mas, manobras são feitas para que ninguém prove nada, partidos políticos fingem que brigam, a bem da verdade, e' claro, sem a menor intenção de confundir todo mundo, e' claro... O tempo passa, o Carnaval chega, o Flamengo e' campeão, Tupiniquins fazem bonito nas Olimpíadas, ganham cinco medalhas de ouro ( muito para quem nunca teve nada ), descobrem outro escândalo, desta vez envolvendo o governo do estado de São Pedro, esquecem da Petroquim, o governo anuncia que vai investigar a fundo, não faz porra nenhuma, como sempre, anuncia um aumento na “bolsa família”, no “auxilio diversao”, no “vale transporte”, no “vale tudo”, prometem salário a quem frequentar escola, uma redução nas prestações da “minha casa, tua divida” e... Voila'! Tudo resolvido! Deixa corrupção pra la', o fato e' que o povo esta' feliz, e isto e' o que importa.
   Agora, não pensem, nem de perto que Tupiniquim e’ um país de pasquim... La' problemas são resolvidos com determinação e criatividade. Por exemplo; o problema das favelas, que afligia toda a população da grandes cidades foi resolvido em um piscar de olhos: mudaram a denominação “favela” para “comunidade”. Da noite para o dia as favelas desapareceram e comunidades foram criadas. E' ou não e' o pináculo da criatividade? Acreditem! A  Republica Tupiniquim e’ muito importante e respeitado internacionalmente... Serve ate' de modelo para muitos outros como Venezuela, Angola, Yemen, Iraq, Líbia, Sudão, Somália, Eritreia,  entre outros "grandes" países, como estes.
   E'! Mas nem tudo são flores na Republica Tupiniquim... A Revolução dos Chefes Tupiniquins, que manteve o país nos “trilhos” por muitos anos, finalmente foi repudiada, os protestos e vandalismos, por tantos anos reprimidos, finalmente apareceram e, a difícil situação econômica manteve impossível manter as fábricas de flechas em funcionamento. A nova república substituiu as flechas pelos fuzis, as drogas, sinal de evolução de um pais, chegaram e tomaram conta das “comunidades”, policiais e militares são assassinados impunemente e Tupiniquim, finalmente entrou no rol das Republicas Emergentes... 
   O país possui a maior bacia hidrográfica do planeta, no entanto, tem uma das energias elétricas mais caras do mundo... Algumas regiões alagam enquanto outras sofrem secas históricas. Mas não por descaso das otoridades... Um dos políticos mais eminentes e populares teve a brilhante ideia de desviar as águas das regiões alagadas para as secas. Propôs um projeto ecologicamente correto, aprovado pelo congresso, que embora custasse milhares de dólares, so' não deu certo porque usaram bambu, ao invés de manilhas... E’ claro que não deu certo! Não por falta de tentativas ou por negligência. Apenas não sabiam que bambu não era furado... Vivendo e aprendendo! E’ claro que o dinheiro sumiu... O projeto não deu certo mas foi realizado, não foi? Assim sendo... Pensando bem... Deixa pra la'! O fato e' que o povo esta feliz, e isto e' o que importa.
   Mas, os Tupiniquins não estão mais “deitados em berço esplendido”, a maioria esta' trabalhando, e muito. Verdade seja dita, alguns unicamente em beneficio próprio mas, desta vez, o país vai pra frente... Governo novo, presidente novo, 139 novos ministros, mentalidade nova, corrupção zero, operação “varre pra debaixo do tapete” e, tudo de bom para o povo para que todos, sem exceção, continuem feliz, e isto e' o que impota na Republica Tupiniquim..






Copyright 1/2015 Eugenio Colin

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário